A Secretaria de Saúde de Andradina está realizando neste mês a campanha Fique Sabendo com testes rápidos de HIV e Sífilis nas unidades básicas de saúde.
A mobilização acontece sob orientação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE).
Segundo a enfermeira responsável, Gabrielle Otaviano, os testes estão à disposição da população durante o ano todo em todas as unidades. Porém neste mês há uma intensificação da conscientização pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1 de dezembro.
A Fique Sabendo visa levar os testes a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento. Em 15 minutos a pessoa já tem o resultado em mãos e em caso positivo o acompanhamento se inicia de imediato.
Segundo divulgação da Secretaria de Estado da Saúde esta é a maior mobilização da história em São Paulo com 99,2% dos municípios participando da campanha.
A Aids tem tratamento e a sífilis tem cura. Fazer o diagnóstico e tratar os portadores dessas doenças é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão, visando o controle desses dois importantes problemas de saúde pública.
As unidades de saúde de Andradina funcionam das 7h às 20h. A sede do CTA/SAE também está realizando os testes das 7h às 13h no piso superior da UBS III, rua Paes Leme com a Goiás.