A paciente é uma mulher de 18 anos, moradora no bairro Icaraí; a suspeita da doença foi registrada em 13 de julho

A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) divulgou nota na manhã desta quarta-feira (7), confirmando o primeiro caso de sarampo na cidade.

De acordo com a nota, a confirmação do caso se deu no final da tarde de terça-feira (6) e a paciente é uma mulher de 18 anos, moradora no bairro Icaraí.

A suspeita da doença foi registrada em 13 de julho, quando a Vigilância Epidemiológica foi comunicada e acionou a equipe da Atenção Básica para realizar o bloqueio nas mediações do local onde a mulher mora.

Como o período de transmissão é de 12 dias após apresentar os primeiros sintomas, foram vacinadas todas as pessoas que moram no entorno da casa dela.

A confirmação do caso foi feita por meio de exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz e, a partir de agora, a Saúde da Família expandirá as ações nos locais por onde a paciente passou ou esteve por mais tempo como, por exemplo, estabelecimentos comerciais.

Caso importado

Esse é o segundo caso de sarampo confirmado em Araçatuba. Na sexta-feira (2), a Secretaria de Saúde recebeu o comunicado de que um rapaz de 20 anos, morador em Santos, visitou familiares em Araçatuba e teve o diagnóstico positivo para sarampo.

Nesse caso, a equipe da Atenção Básica também esteve nos locais por onde ele passou para realizar o bloqueio.

Quando tomar a vacina

Crianças com 1 ano: devem tomar a 1ª dose regular;

Crianças com 1 ano e 3 meses: devem tomar a 2ª dose regular;

Pessoas de 1 a 29 anos: devem ter tomado duas doses de vacina. Quem não tem certeza se já tomou a vacina, ou não tem a carteirinha vacinal, deve procurar uma unidade de Saúde.

Adultos de 30 a 59 anos: devem ter tomado pelo menos uma dose.

Araçatuba tem vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde.