ESCORPIÕES: CCVZ traz orientações sobre esse animal peçonhento que pode matar

Infelizmente teremos que aprender a conviver com os escorpiões. É inofensivo desde que não se toque nele. O escorpião não ataca, apenas se defende.

Em cerca de 90% dos casos de aparecimento de escorpiões, eles saíram da rede de esgoto através de ralos, pias de cozinha, banheiros, tanques entre outros locais com acesso direto a rede.

Estes animais peçonhentos alimentam-se de grilos, baratas, aranhas, cupins e até mesmo de escorpiões menores.

Se alojam em restos de entulhos de construção, materiais como madeiras, telhas, tijolos, blocos e em meio a folhas secas caídas.

Preferem ficar alojados nas redes de esgoto pela grande oferta de alimento (que são as baratas). Um dos motivos do aumento de acidentes e avistamento de escorpiões é a utilização indevida de venenos e inseticidas por parte da população.

O veneno não mata o escorpião se não for aplicado diretamente nele, apenas desaloja o animal das redes de esgoto e pluviais para a vizinhança onde os mesmos saem para fugir da ação química provocada pelos venenos e inseticidas.

Para diminuir o risco de encontrarmos ou sofrer acidentes com o escorpião, elimine materiais que sirvam de alojamento e que possam atrair o alimento dele.

Evite deixar roupas no chão, verifique sapatos antes de vestir, deixe os móveis afastados pelo menos 10 cm das paredes, mantenha o lixo sempre fechado para evitar o aparecimento de insetos que atraem o animal peçonhento.

Sempre que a população encontrar um escorpião deve procurar pessoalmente o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) ou ligar 3643-6274, realizando uma notificação.

Após visitar o CCVZ ou ligar, supervisores de campo encaminhará a equipe para realizar uma pesquisa no local e através da notificação o setor consegue monitorar as áreas com maiores índices de aparecimento de escorpião.

Em caso de acidente, procurar imediatamente atendimento médico. Se possível levar o animal. Em Birigui, a orientação é procurar o Pronto-Socorro Municipal.

TOTAL DE NOTIFICAÇÕESNOTIFICAÇÕES ATENDIDASNOTIF. NÃO ATENDIDASESCORPIÕES CAPTURADOSACIDENTES COM ESCORPIÃO
3142882673*244

* escorpiões capturados da espécie Tityus serrulatus (escorpião amarelo)