Redução ocorreu nos leitos de enfermaria; ocupação das UTIs segue praticamente igual à da semana passada

Os hospitais de Araçatuba (SP) tiveram queda de 13,1% na ocupação dos leitos destinados aos pacientes com sintomas de covid-19 em uma semana. No domingo passado havia 167 pacientes em tratamento e hoje (4) são 145, ou seja, 22 a menos. Entretanto, essa queda ocorreu praticamente apenas nos leitos de enfermaria.

A maior redução foi registrada no Hospital Unimed Araçatuba, que estava com 69 pacientes nos leitos covid no domingo passado e na tarde de hoje estava com 56, redução de 18,8%.

Segundo o boletim divulgado nesta tarde, havia 20 pacientes nos leitos de enfermaria e 36 nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Na semana passada também havia 36 pacientes em tratamento intensivo com sintomas de covid-19 no hospital, mas eram 33 pacientes nos leitos de enfermaria.

A assessoria de imprensa do Hospital Unimed Araçatuba divulgou nota nesta tarde explicando que alterou a forma de divulgar a ocupação do hospital, passando a informar apenas o número de leitos oficiais por setor e a quantidade de pacientes.

A medida, de acordo com o comunicado, justifica-se pela má interpretação dos dados e tem como objetivo deixar claro que o hospital está operando acima da capacidade, já que foram abertas três UTIs extras para dar conta da demanda, como plano de contingência.

Segundo o boletim de hoje, o hospital dispõe de 17 leitos de Enfermaria Covid, mas está com 20 pacientes, ou seja, opera com 118% de taxa de ocupação. Já a UTI, que dispõe de 20 leitos oficiais, está operando com 180% de ocupação, que são 16 pacientes além da capacidade.

Na Santa Casa de Araçatuba, a queda no número de pacientes internados em uma semana é de 9,1%, passando de 98 no domingo, para 89 hoje.

Porém, assim como ocorre com o Hospital Unimed Araçatuba, praticamente não houve redução na ocupação dos leitos de UTI, que dispõe de 35 leitos. Havia 32 pacientes em tratamento intensivo no hospital nesta tarde, contra 32 no domingo passado.

Já nos leitos de enfermaria caiu de 65 pacientes internados na semana passada para 57 neste domingo. Assim, a taxa de ocupação total dos leitos covid da Santa Casa de Araçatuba neste domingo era de 80%, chegando a 91% na UTI.


Fonte: Hojemais