Em transição, meio-campista foi desfalque no Verdão nas últimas cinco rodadas

Antes titular e destaque do Palmeiras, Danilo trabalha para ficar novamente à disposição da comissão técnica liderada por Abel Ferreira. Já é certo, porém, que o meio-campista encontrará uma concorrência maior na briga por uma vaga no time.

Sem jogar desde o dia 3 de outubro, quando inclusive marcou no empate por 1 a 1 com o Juventude, pelo Brasileirão, o meio-campista foi desfalque nas últimas cinco partidas.

No período, o Verdão sofreu com a instabilidade da equipe, mas teve Felipe Melo como um dos destaques. Em nova sequência como titular, o capitão foi o mais utilizado entre os volantes e só não entrou em campo uma vez, suspenso.

Por problemas de desfalques e mudanças táticas, Abel variou a escalação do segundo homem de meio de campo. Antes de Zé Rafael retornar – ele também perdeu algumas rodadas por causa de um trauma no tornozelo direito –, Patrick de Paula e Danilo Barbosa receberam oportunidades e não tiveram muito destaque.

Depois de perder as últimas semanas para tratar canelite nas duas pernas, Danilo já iniciou o processo de transição física na Academia de Futebol. Há possibilidade de o atleta ser relacionado para o confronto contra o Sport, na segunda-feira, em casa, caso ele mantenha evolução nas atividades.

Em seu melhor momento na temporada de 2021, Danilo engatou uma sequência importante no time titular de junho a setembro, quando Felipe Melo ficou no banco ou foi utilizado como zagueiro. O capitão voltou a receber oportunidade no meio de campo nas semifinais da Libertadores e teve desempenho elogiado, tanto que reconquistou espaço.

Para o jogo contra o Sport, Zé Rafael será desfalque por causa do terceiro cartão amarelo. Se decidir manter a base titular atual, Abel Ferreira será obrigado a escolher um novo companheiro de setor para Felipe Melo. As outras opções são Danilo Barbosa, Matheus Fernandes e Patrick de Paula.