Esses leitos foram abertos no mês passado e agora serão custeados pelo governo federal

O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (2), portaria autorizando o financiamento de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto e Pediátrico em caráter excepcional e temporário em várias cidades brasileiras.

Entre os municípios beneficiados está Penápolis (SP), que terá dez leitos oferecidos pela Santa Casa custeados pelo governo federal. Segundo a portaria, o valor da diária de cada leito de UTI será mantido em R$ 1.600,00, totalizando R$ 480.000,00 mensais no caso da Santa Casa de Araçatuba.

O repasse para os municípios será feito pelo Ministério da Saúde a partir de autorização condicionada à avaliação técnica da vaga disponível para tratamento do paciente.

A autorização não precisará ser renovada e será mantida enquanto perdurar a pandemia e o recurso passa a ser repassado em parcelas mensais.

Desabilitado

O decreto suspendendo novas internações de pacientes no Hospital de Campanha de Penápolis, que tinha 20 leitos de enfermaria e dez de UTI, foi publicado no final de janeiro.

Segundo a Prefeitura, a medida foi necessária porque a unidade foi desabilitada pelo governo federal em 24 de dezembro e os atendimentos passaram a ser custeados pelo município, apesar de o hospital receber pacientes de toda região.

Desde então, o atendimento de pacientes com sintomas de covid-19 foi transferido para a Santa Casa. Nesta terça-feira, oito dos dez leitos de UTI disponibilizados pelo hospital estavam ocupados.
Fonte: Hojemais