Moradora no Água Branca 2 teve a casa invadida pelo esgoto e na Fundadores, até loja foi alagada


Moradores na zona leste de Araçatuba (SP) estão sofrendo com constantes vazamentos de esgoto. Na terça-feira (3), um morador na rua Fundadores procurou o Hojemais Araçatuba informando que até a loja dele foi tomada pelo esgoto.

Nesta quinta-feira (5), foi a vez de uma moradora na rua Valdir Cunha, no Água Branca 2, passar pela mesma situação. No caso dela, o esgoto retornou e alagou toda a casa.

A moradora disse que fez contato com a GS Inima Samar, que informou que existe o prazo de 24 horas para a equipe fazer a visita no imóvel e realizar o atendimento.

No caso do comerciante da rua Fundadores, ele contou que o esgoto sempre entope nas imediações da casa dele, que fica próximo ao numeral 2.800. “Agora a situação foi tão grave que entupiu até na minha loja”, contou.

Reparo

Por meio da assessoria de imprensa, a GS Inima Samar informou que a solicitação de serviço para a rua Valdir Cunha foi registrada nesta quinta-feira e até amanhã uma equipe irá até o local para solucionar o problema.

Com relação ao vazamento na rua dos Fundadores, a concessionária informa que houve rompimento de rede de esgoto e a manutenção foi feita na quarta-feira (4).

Entretanto, segundo a empresa, nesta quinta-feira foi registrado rompimento de rede em outro trecho e equipes foram enviadas ao local, mas as chuvas prejudicam o cronograma das obras.

Mau uso

A GS Inima Samar argumenta que infelizmente as obstruções de esgoto são comuns em períodos de chuvas, em função do lixo despejado nos ralos e vaso sanitários. Esse tipo de material sobrecarrega as redes coletoras, que são dimensionadas para receber líquidos e apenas 0,01% de materiais sólidos.

A concessionária explica que os entupimentos são mais comuns em dias de chuvas porque em muitos imóveis, as redes de esgoto recebem irregularmente as águas pluviais.

“Os transtornos com vazamentos de esgoto podem ser evitados com uso consciente das redes coletoras. Os materiais sólidos, objetos ou qualquer tipo de lixo não podem ser jogados nos ralos de pias, banheiros ou vaso sanitário. O óleo de cozinha também não deve ser destinado para o esgoto. Esse se solidifica nas tubulações e acaba provocando graves entupimentos”, informa em nota a empresa.