‘Entre facas e segredos’, ‘Coringa’, ‘O Irlandês’, ‘Parasita’ e ‘Era uma vez em Hollywood’ são alguns dos favoritos ao Oscar 2020

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia nesta segunda-feira (13), em Los Angeles, os indicados ao Oscar. A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.

Vai ter Brasil?

Cena do documentário 'Democracia em Vertigem' — Foto: Divulgação

Cena do documentário ‘Democracia em Vertigem’ — Foto: Divulgação

O documentário “Democracia em vertigem”, da brasileira Petra Costa, está em uma pré-lista de 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2020. A lista final terá cinco concorrentes.

“Democracia em vertigem” mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019.

A diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Outro filme pré-indicado na categoria de documentário, “Privacidade hackeada”, tem como um dos roteiristas o brasileiro Pedro Kos.

15 documentários pré-indicados ao Oscar:

“Democracia em vertigem”
“Advocate”
“American Factory”
“The Apollo”
“Apollo 11”
“Aquarela”
“The Biggest Little Farm”
“The Cave”
“For Sama”
“Privacidade hackeada”
“Honeyland”
“Knock Down the House”
“Maiden”
“Midnight Family”
“One Child Nation”
Filme internacional
Choi Woo-sik, Song Kang-ho, Jang Hye-jin e Park So-dam em cena de ‘Parasita’ — Foto: DivulgaçãoChoi Woo-sik, Song Kang-ho, Jang Hye-jin e Park So-dam em cena de ‘Parasita’ — Foto: Divulgação
Choi Woo-sik, Song Kang-ho, Jang Hye-jin e Park So-dam em cena de ‘Parasita’ — Foto: Divulgação

Na categoria de filme internacional, que era chamada de filme em língua estrangeira, o Brasil ficou de fora da pré-lista. “A vida invisível” havia sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar a vaga. Ele ganhou a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

Os dez filmes da pré-lista da categoria internacional incluem “Parasita”, da Coreia do Sul, e “Dor e glória”, da Espanha.

10 filmes internacionais pré-indicados ao Oscar:

“O pássaro pintado” – República Tcheca
“Truth and Justice” – Estônia
“Les Misérables” – França
“Those Who Remained” – Hungria
“Honeyland” – Macedônia
“Corpus Christi” – Polônia
“Beanpole” – Rússia
“Atlantics” – Senegal
“Parasita” – Coreia do Sul
“Dor e glória” – Espanha