Verdão venceu os estaduais de 1993, 1994, 1996 e 2008 com o treinador no banco

Apostas para o futuro do Palmeiras, as revelações da base do clube podem começar a se consolidar com o título do Campeonato Paulista – no próximo sábado, às 16h30 (de Brasília), o time alviverde enfrenta o Corinthians precisando de uma vitória simples para conquistar o torneio estadual. Gabriel Menino e Patrick de Paula devem ser titulares mais uma vez.

Comandante dos últimos quatro títulos palmeirenses na competição, Vanderlei Luxemburgo não precisou recorrer tanto aos jovens formados pelo Verdão nas campanhas de sucesso em 1993, 1994, 1996 e 2008.

Em seu primeiro título paulista pelo Palmeiras, no histórico dia 12 de junho de 1993, Luxa chegou ao clube durante a competição, ocupando o lugar deixado por Otacílio Gonçalves.

Naquele plantel, o zagueiro Alexandre Rosa e os meio-campistas Amaral e Juari eram os jovens da base palmeirense mais utilizados no time profissional.

Alexandre Rosa participou de oito jogos da campanha, incluindo alguns minutos da segunda final contra o Corinthians. Amaral entrou em campo 11 vezes – e foi expulso no jogo de ida da decisão -, e Juari participou de apenas três partidas.

Em 1994, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo manteve a base campeã e contratou reforços importantes, apoiado no investimento da Parmalat. Amaral continuou sendo utilizado com frequência, em 25 jogos.