Seleção masculina de basquete já estava classificada, mas garante a liderança do grupo B com a vitória por 73 a 60; Rafa Mineiro foi o cestinha do lado brasileiro com 15 pontos

O Brasil dominou e venceu o Uruguai, em Montevidéu, por 73 a 60 nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2023 masculina. É a 5ª vitória da seleção brasileira masculina de basquete, que segue invicta e agora confirma a liderança do grupo. O time comandado por Gustavo de Conti já chegou classificado para essa última janela de jogos da primeira fase.

O jogo

O Brasil começou dominando a partida com tranquilidade no ataque e com intensidade defensiva ao cortar a linha de passe uruguaia. Com isso, abriu boa vantagem: 24 a 12 no fim do primeiro quarto.

A seleção brasileira manteve a mesma com consistência defensiva, com domínio nos rebotes e forçando erros do adversário que perdeu alguns ataques por estouro do relógio. Apesar disso, o Uruguai equilibrou com o excelente desempenho individual de Jayson Granger – com 15 pontos, com aproveitamento de 75% da bola de 3 (3/4) – no primeiro tempo. A vantagem permaneceu de dois dígitos: 43 a 32.

Da primeira metade de jogo, a enterrada de Georginho foi um lances mais elásticos (vídeo abaixo). O ala/armador conquistou o título inédito do NBB (Novo Basquete Brasil) com o Franca, ao lado de Lucas Mariano, cestinha da temporada, e Lucas Dias, melhor jogador das finais.