Dos 25 leitos de UTI Covid disponíveis, 24 estão ocupados por pacientes de Araçatuba e região

A Santa Casa de Araçatuba tem apenas um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível para pacientes com diagnóstico positivo ou suspeita de Covid-19. Dos 25 leitos disponíveis no hospital, 24 estão ocupados, o equivalente a 96% de ocupação. É o maior índice registrado desde o início da pandemia, segundo relatório do Departamento Regional de Saúde (DRS II) emitido na tarde deste domingo (7).

Os 24 pacientes internados na UTI são de Araçatuba e de outros municípios da região, pois o hospital é referência para 40 cidades do Noroeste Paulista. Na enfermaria da Santa Casa estão internados 42 pacientes, um a menos do que ontem (6), quando havia 43 hospitalizados nos leitos de isolamento. Neste caso, restam 22 leitos, o que representa uma ocupação de 67,7%.

O agravamento da pandemia, com o aumento de casos, internações e mortes, levou médicos a gravarem vídeos e áudios alertando sobre o colapso iminente do sistema hospitalar.

Situação crítica
A diretora administrativa do Hospital Unimed Araçatuba, médica Vilma Shinzato, gravou um vídeo neste domingo (7), no qual pede que a população fique em casa, porque a situação nos hospitais da região é crítica. Ela disse que o hospital possui um plano de contingência para abertura de novos leitos, mas lembra que são necessários insumos e pessoal capacitado para administrá-los. “Esta capacidade é finita”, disse.