Com investimento de R$ 338 mil, antigo Paço Municipal recebe reforma para abrigar museu

Está em andamento a obra de reforma do Paço Municipal, antiga sede administrativa da Prefeitura de Birigui, que será transformado em um espaço cultural dedicado à preservação do patrimônio histórico do município e ao fomento de atividades artísticas e educativas.

Localizado na praça James Mellor, o prédio será denominado Paço das Artes “Irmgard Augusta Paulina Stuhr Coradazzi” e vai sediar o Museu Histórico “Dr. Renato Cordeiro”. Com investimento de pouco mais de R$ 338 mil, a obra é executada pela DWJ Engenharia e Construção, vencedora da licitação.

Os trabalhos compreendem o reforço da fundação do prédio, correções de rachaduras e trincas em forros e paredes, correções de reboco, troca de pisos, substituição de tomadas e interruptores, correções no calçamento do entorno do prédio, troca de louças e metais hidráulicos e pintura geral.

HISTÓRIA

Construído no final da década de 30, o Paço Municipal foi palco dos principais acontecimentos políticos e administrativos da história de Birigui. Assistiu ao desenrolar dos anos e a passagem de gerações, bem como o desenvolvimento e progresso do município.

O prédio homenageia Irmgard Augusta Paulina Stuhr Coradazzi, nascida em Birigui no dia 19 de maio de 1919. Foi servidora municipal de dezembro de 1938 até o final de 2003, quando faleceu. Iniciou a carreira como escriturária e ocupou o cargo de diretora de Expediente e Comunicações.