CPFL identifica 915 casos de fraude e furto de energia elétrica na região EM 2019

A CPFL Paulista deu continuidade em 2019 ao seu trabalho de combate às fraudes e furtos de energia elétrica, práticas criminosas que prejudicam todos os consumidores. Somente na região de Araçatuba, a distribuidora encontrou 915 ocorrências de irregularidades no ano passado. Nas ações para coibir os delitos, a empresa conseguiu recuperar quase 7,5 mil megawatts-hora (MWh) com a regularização de ligações feitas de forma ilegal, o suficiente para abastecer 4,1 mil residências durante um ano inteiro.

Info gato de energia

Para a identificação das infrações, a companhia realizou 16,2 mil inspeções no sistema. Além disso, o grupo faz regularmente a blindagem de rede e, quando encontra indícios de fraude, passa a organizar medições periódicas de padrões de consumo do local flagrado, de forma a evitar a reincidência de furtos. Essas tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes e intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos.

Entre as cinco maiores cidades da região, Araçatuba foi a que registrou o maior número de fraudes identificadas, alcançando a marca de 511 ocorrências em 2019. Em segundo lugar ficou Birigui com 143 irregularidades e, na sequência, Penápolis, Lins e Guararapes.