Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica, neste ano foram confirmados 176 casos no Estado, sem óbitos


O ‘Dia D’ da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, realizado em todo País no último sábado (15), imunizou 490 pessoas na região abrangida pelo DRS-II (Departamento Regional de Saúde), incluindo Araçatuba, Birigui, Penápolis, Guararapes e outros 36 municípios.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba informou que mais de 7,7 mil jovens compareceram aos postos de vacinação da região no sábado, e 490 pessoas entre 5 e 19 anos foram vacinadas com tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Somente em Birigui, a Prefeitura divulgou que 1.485 crianças e jovens estiveram nas unidades, mas nem todas foram vacinadas, pois já estavam em dia com a vacina.

Em todo Estado, o ‘Dia D’ imunizou 12,9 mil pessoas contra a doença, informou a secretaria com base nas informações enviadas pelos municípios até o meio da tarde de sábado. Desde o início dessa etapa da campanha nacional, mais de 270 mil pessoas dentro do público-alvo procuraram os postos de saúde, sendo que a maioria estava com a vacinação em dia.

Somente no sábado, 9,9 mil jovens receberam doses nos postos fixos e volantes instalados em todo o Estado. No ano passado, oito milhões de pessoas foram vacinadas, de todos os públicos-alvo.

A campanha segue nos postos de vacinação até o dia 13 de março. Jovens e pais ou responsáveis pelas crianças, devem procurar um posto com a carteira de vacinação. A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses.

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, em 2020, até o momento, foram confirmados 176 casos, sem óbitos. Em 2019, 17.428 casos foram registrados e 14 mortes decorrentes de complicações pelo sarampo.

Fonte: Hojemais