Dados da pesquisa foram divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Educação. Teste foi aplicado pela primeira vez em 2021.

Os estudantes do ensino médio da rede pública e privada que foram submetidos a uma pesquisa para avaliar a educação no país acertaram apenas 27% das questões de matemática básica.

Os dados foram revelados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Educação. Ao todo, mais de três milhões de alunos da rede pública e privada foram submetidos a avaliação. O teste foi aplicado pela primeira vez no ano passado. Nesta sexta-feira (20), está prevista a divulgação dos dados dos alunos do ensino fundamental.

Com relação à língua portuguesa, os alunos acertaram 57% das questões relacionadas ao tema. Já nas questões que diferenciam fato e opinião, o nível de acerto foi de apenas 50%.

Os resultados reforçam um quadro preocupante que vêm sendo apontado e discutido por especialistas em educação nos últimos anos.

As pesquisas de avaliação feitas pelos estados mostram que antes da pandemia os alunos das redes pública e privada estavam entrando no ensino médio com dois anos de defasagem, ou seja, ingressando no 1º ano do Ensino Médio sem dominar as habilidades do 8º do ensino fundamental.

O teste divulgado nesta quinta-feira (19) reforçou os indicativos de que essa defasagem pode ser ainda maior.