Empresa inicia recuperação do asfalto em vicinal entre Gabriel Monteiro e Bilac

Teve início nesta semana, a recuperação do asfalto na estrada vicinal GBM-010, que liga o município de Gabriel Monteiro a Bilac. A placa informativa da obra que o governo do Estado de São Paulo informa que serão investidos quase R$ 3 milhões para recuperar a pavimentação de um trecho de 9 quilômetros pertencente ao município de Gabriel Monteiro, onde a estrada recebe o nome de Rosa Panerari Loli.

Segundo o que foi informado  o mesmo trabalho deve ser realizado no trecho pertencente a Bilac, denominado Vereador Pompílio Martinelli.

A obra é executada pela Construtora Sollis e o trânsito acontece em apenas uma das faixas no trecho em que as máquinas estão trabalhando, no sistema Pare e Siga.

A estrada que liga os dois municípios é bastante movimentada e há muito tempo está com a pavimentação desgastada. Segundo apurado pela reportagem, a via foi recapeada em toda sua extensão (18,5 km) em 2008, durante a primeira etapa do programa estadual Pró-Vicinais.

Em 2016, duas moradoras em Gabriel Monteiro organizaram um abaixo-assinado para reivindicar melhorias no asfalto e na sinalização da via, conseguindo mais de 1,5 mil apoiadores. Na ocasião, funcionários das prefeituras das duas cidades pintaram as faixas demarcando alguns trechos do acostamento da via.

Naquele mesmo ano, a então prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Crema Vidoto (PSDB), aproveitou visita do então governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), a Buritama, e entregou um pedido oficial solicitando o recapeamento do trecho de 18,5 km da vicinal.

A autorização do Governo do Estado para o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) assinar convênio com os dois municípios para fazer o recapeamento foi assinada em maio deste ano.

CONTRATAÇÃO
O DER informa que a execução do recape nessa estrada vicinal é feita por meio de parceria com as duas Prefeituras, na modalidade repasse de verbas.

 

Fonte: Folha da Região