Como parte do treinamento, os apoiadores estiveram no Cemitério Municipal eliminando criadouros de Aedes


A equipe de combate ao Aedes aegypti foi reforçada com o início das atividades da Frente de Trabalho na manhã de ontem (03). No total, 13 profissionais atuarão junto ao Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica em ações preventivas, de eliminação de criadouros do mosquito, entre outras atividades.
Após a convocação dos candidatos classificados em Processo Seletivo, os apoiadores no combate à dengue passaram por um treinamento prático, com a eliminação de criadouros no Cemitério Santa Cruz. Nesta terça-feira (03), com a orientação de servidores municipais, os profissionais fizeram uma inspeção em cerca de 25% do espaço.


Segundo explicou o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro, durante a inspeção os apoiadores receberam orientações técnicas sobre o controle de criadouros. “Os apoiadores atuarão especialmente na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, a forma mais eficaz para controlar a proliferação da dengue”, destacou.


Somente nesta ação, os apoiadores encontraram e eliminaram 80 criadouros com larvas do mosquito. “Durante o mês de fevereiro, já realizamos ação semelhante, recolhendo vasos e demais recipientes que podiam acumular água. Voltando ao Cemitério, encontramos novamente diversos criadouros. Precisamos da conscientização e o apoio da comunidade para evitar uma epidemia de dengue”, alertou Cordeiro.
Os apoiadores continuam trabalhando no Cemitério Santa Cruz nos próximos dias. Em seguida, receberão um treinamento teórico sobre arboviroses, sobre as vistorias casa a casa e para orientações à população. Os moradores podem ficar atentos que durante a visitação às residências, os profissionais estarão devidamente identificados.

Agricultura
Outros oito profissionais contratados pela Frente de Trabalho no Programa “Penápolis contra a dengue” atuarão na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. Os serviços estarão concentrados na limpeza e nos cuidados de áreas públicas, como forma de prevenir o aparecimento de criadouros do mosquito.
Os apoiadores no combate à dengue no Programa “Penápolis contra a dengue” atuam na remoção de objetos encontrados e na limpeza emergencial de vias públicas e demais bens de uso comum do povo, terrenos baldios, terrenos particulares sujeitos à autuação pela fiscalização municipal.
Ainda entre as funções estão apoiar as ações das equipes multiprofissionais e os mutirões do município. Durante o ano, novos profissionais podem ser contratador para complementar as equipes de servidores públicos.
Fonte: Prefeitura