O trabalho contempla a quebra dos barrancos e o levantamento da pista, recuperando o nível originalf


Cerca de três quilômetros da Estrada Rural José Vigilato de Castilho passaram por manutenção para recuperar as condições de trafegabilidade. A equipe de Manutenção de Estradas Rurais da Secretaria Municipal de Obras e Serviços trabalha para finalizar o último quilômetro de melhorias. A estrada é muito utilizada pois interliga a zona urbana de Penápolis ao Colégio Agrícola.


O chefe de infraestrutura da Secretaria de Obras, César Rodrigues Borges, o trabalho foi iniciado com a retirada das cercas das propriedades rurais e com a quebra dos barrancos. “Após o preparo inicial, é feito o levantamento do leito carroçável, ou seja, da pista de tráfego. O próximo passo será a aplicação do cascalho no trecho final da estrada”, afirmou.
O trabalho ainda contempla a drenagem de águas pluviais. “Para evitar deterioração da estrada rural, as águas das chuvas são desviadas e distribuídas entre as propriedades rurais lindeiras, através da implantação de curvas de níveis e bacias coletoras. Posteriormente, a água pode ser utilizada para o plantio, pastagem, entre outros usos”, destacou Borges.
Ainda segundo o chefe de infraestrutura, o trabalho só é possível com a anuência dos proprietários da região que permitem a execução do serviço. “Infelizmente, o trabalho não será executado em um trecho de cerca de 200 metros, pois não houve anuência dos proprietários rurais. Assim que houver a concordância, o serviço será executado”, ressaltou César.

“O apoio e a colaboração dos proprietários rurais são fundamentais para a execução do trabalho e a manutenção do serviço realizado. Os problemas nas estradas rurais ocorrem pela desova das águas de chuvas diretamente nas pistas. Por isso, é fundamental que os proprietários rurais mantenham as curvas de nível para que a estrada não seja prejudicada”, finalizou.