Cauã Kiwada é bicampeão pan-americano da modalidade e treina para participar dos Jogos Olímpicos

No último domingo (3), o estudante Cauã Kiwada, 16 anos, de Araçatuba (SP), venceu na categoria sub-18 de judô dos JEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo).

O jovem, que é filho de Marcelo Kiwada e neto de Koji Kiwada, o Kodão, é bicampeão pan-americano e sonha em disputar os Jogos Olímpicos em 2028. Cauã é estudante do 2º ano do ensino médio e representou a escola SEB Thathi, de Araçatuba.

Nascido no Japão, o estudante se mudou para o Brasil ainda criança e começou a treinar na academia do pai, aos 5 anos. Aos 7, passou a competir em amistosos e campeonatos federativos de arte marciais. Hoje, ele é federado da Confederação Brasileira de Judô e concilia os estudos com a rotina pesada de treinos.

Organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, os jogos têm por objetivo promover por meio do esporte a integração e o intercâmbio entre os alunos das unidades escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado. Além de favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para participar dos programas de excelência esportiva” e fomentar o desporto escolar no Estado de São Paulo.