Santa Casa de Araçatuba alerta que funcionários do hospital não telefonam para familiares pedindo dinheiro


Familiares de dois pacientes internados na Santa Casa de Araçatuba (SP) para tratamento denunciaram nesta quarta-feira (8) que foram vítimas de tentativa de golpe. Nos dois casos, eles receberam telefonema de uma pessoa se passando por médico do hospital, pedindo dinheiro para pagamento de exames.

Um dos boletins de ocorrência foi registrado por um funcionário do hospital. Ele contou que em um dos casos, a denúncia foi feita pelo acompanhante de um paciente que recebeu ligação de um número de celular, de uma pessoa dizendo ser o médico Dr. Eduardo.

Essa pessoa solicitou dinheiro para o pagamento de medicamentos e exames laboratoriais realizados pelo hospital.

O outro caso foi relatado pelo neto de uma idosa que está internada na Santa Casa. Ele, que tem 32 anos e mora em Guararapes (SP), disse à polícia que recebeu telefonema do mesmo número de celular, de pessoa que se apresentou como sendo o médico Eduardo Castro.

Essa pessoa pediu dinheiro para pagamento de exame de sangue. A vítima disse que desligou, retornou a ligação em seguida e o golpista confirmou que teria que ser feito o pagamento pelo exame, alegando que o valor seria reembolsado posteriormente.

Desconfiado, ele procurou a direção do hospital, que confirmou tratar-se de um golpe.

A assessoria de imprensa da Santa Casa emitiu nota, explicando que todo atendimento a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) é 100% gratuito.

Com relação aos pacientes atendidos por meio de convênios particulares, a negociação sobre os procedimentos a serem realizados é feita diretamente com a operadora do plano de saúde.

“A Santa Casa, médicos, enfermeiros, anestesistas e funcionários de qualquer outro setor não telefonam na casa dos pacientes internados para solicitar qualquer tipo de pagamento”, informa a nota.

As pessoas que forem surpreendidas nessa situação devem ignorar o ligação, procurar a polícia e informar a Administração do hospital pelo telefone (18) 3607-3021.