Conheça os destaques e veja como os 16 clubes iniciam a competição nesta quarta-feira
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/E/C/PRegBRQXa5VxGsRiot1w/titulos-do-paulistao.jpg)
campeões títulos Campeonato Paulista — Foto: Infoesporte
Guia do Paulistão 2020: tudo o que você precisa saber sobre o torneio Guia do Paulistão 2020: tudo o que você precisa saber sobre o torneio
Infoesporte
O Campeonato Paulista começa nesta quarta-feira com a promessa de ser um dos mais equilibrados dos últimos anos. Três dos quatro grandes clubes do estado trocaram de técnico na virada do ano. Eles ainda ganham a companhia do Bragantino, novo milionário do futebol brasileiro.
Além de buscar Tiago Nunes no Athletico-PR para dirigir a equipe, o atual tricampeão Corinthians foi quem mais investiu. Destaque para a chegada do atacante Luan, ídolo do Grêmio e campeão da Libertadores em 2017.
Sem reforços até o momento e com o elenco em reformulação, o Palmeiras aposta no retorno do técnico Vanderlei Luxemburgo, quatro vezes campeão paulista pelo clube (1993, 1994, 1996 e 2008). Depois de tanto a torcida pedir, os garotos da base passarão a ter mais espaço.
O Santos também gastou pouco na chegada de novos jogadores e confia em mais um estrangeiro para sentar no banco de reservas. O português Jesualdo Ferreira substitui Jorge Sampaoli, vice-campeão brasileiro.
O São Paulo não contratou e manteve o técnico Fernando Diniz. Mergulhado em uma crise financeira, o Tricolor acredita em uma reação do elenco milionário liderado por Daniel Alves, Hernanes e Alexandre Pato.
Os grupos do Paulistão 2020:
Grupo A: Água Santa, Oeste, Ponte Preta e Santos
Grupo B: Botafogo, Novorizontino, Palmeiras e Santo André
Grupo C: Inter de Limeira, Ituano, Mirassol e São Paulo
Grupo D: Bragantino, Corinthians, Ferroviária e Guarani
Regulamento
O Paulistão começa em 22 de janeiro e termina em 26 de abril.
Na primeira fase, os times enfrentam adversários de outros grupos, e os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. Os dois com menos pontos, independentemente do grupo, cairão para a Série A2. Os classificados entre a nona e a 14ª posição vão disputar o Troféu do Interior.
As quartas de final começam em 5 de abril. O primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do B, enquanto o primeiro do B pega o segundo do A. A ordem se repete para as chaves C e D.
A partir das semifinais (início previsto para 12 de abril), os confrontos serão definidos pela soma de pontos de todas as fases anteriores. O dono da melhor campanha duela contra o pior. O segundo melhor encara o terceiro.