Hemocentro de Araçatuba pede doações urgentes

O Hemocentro Municipal de Araçatuba informa que precisa de doações de sangue, em especial, dos tipos O- e B- o mais rápido possível. A urgência é por conta de dois pacientes que estão utilizando esses tipos diariamente.

De acordo com a responsável pelo núcleo de captação do hemocentro municipal, Aline Fernandes, os tipos O- e B- estão com estoques zerados, déficit que gera preocupação não apenas com os pacientes que estão recebendo o sangue no momento, mas também com quem precise futuramente. “A maior parte da população possui os tipos sanguíneos O- e O+, por isso nossa meta de estoque é cerca de 15 bolsas. Já o B- é um tipo com menor incidência, logo, tentamos deixar em estoque apenas duas bolsas, que suprem a demanda. Porém, com esses pacientes, um com câncer e outro com hemorragia digestiva, que precisam do sangue diariamente, os dois tipos estão com estoques zerados”, explica Aline.

Segundo ela, desde que preencha os requisitos básicos exigidos pela Secretaria da Saúde, como idade e peso, toda a população pode fazer um cadastro para se tornar doador. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam pesar 65 quilos e ter a presença dos responsáveis no local da doação. Já os maiores de 18 anos precisam ter peso igual ou superior a 50 quilos, em boas condições de saúde.

O preparo básico para uma doação consiste em ter uma boa noite de sono no dia anterior e tomar café da manhã reforçado antes da doação. Os doadores precisam levar documentos com foto para que a doação seja oficializada.

O Hemocentro Municipal de Araçatuba fica na Avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, ao lado do antigo Hospital da Mulher. As doações podem ser feitas de segunda a sábado. O horário de funcionamento é as segundas-feiras, das 8h às 19h, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 7h às 11h.