Por conta da falta de chuva, a umidade relativa do ar continua baixa; instituto alerta para risco na região

O Estado de São Paulo deve permanecer com o tempo firme durante a semana. No entanto, com a chegada de uma nova frente fria, mudanças no tempo estão previstas para os últimos dias de julho, na região de Araçatuba.

Embora a frente fria influencie nas chuvas em parte de São Paulo, Araçatuba não tem previsão de precipitação para os próximos dias.

“Massa de ar seco mantém o Tempo estável no Estado de São Paulo e impede a formação de nuvens associadas a chuvas. Portanto, a previsão é de céu claro a poucas nuvens, sem chuva. Temperaturas em elevação e índices de umidade baixos no período da tarde”, disse a meteorologista Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, do Ipmet (Cenbtro de Meteorologia) da Unesp de Bauru.

As temperaturas no município caem. Para o sábado (29), está prevista a mínima de 10ºC e máxima de 26ºC. No domingo, a mínima fica em 11ºC e máxima sobe um pouco, para 30ºC.

Umidade

Por conta da falta de chuva, a umidade relativa do ar continua baixa e deve chegar ao índice de 17% no sábado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso meteorológico de “perigo potencial” para a região de Araçatuba. O alerta é emitido quando a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, e há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Nesse caso, a recomendação é:

Beba bastante líquido;
Evite desgaste físico nas horas mais secas;
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).