“Furtos frequentes nesta área… …socorro”, foi escrito em faixa fixada em imóvel em cruzamento da avenida João Arruda Brasil

Está chamando a atenção de quem passa pela avenida João Arruda Brasil, em Araçatuba (SP), uma faixa fixada na parede de um imóvel na esquina com a rua Antônio Gomes do Amaral, com os dizeres: “Furtos frequentes nesta área… …socorro”.

A reportagem foi informada a respeito por uma leitora na manhã de terça-feira (5) e pediu informações à Prefeitura e à Polícia Militar sobre registros de crimes nessa região da cidade. Também passou pelo local no início da tarde e tentou falar com os responsáveis pelo prédio onde a faixa foi fixada, porém, o prédio estava trancado e não havia ninguém.

No dia 1º de maio o Hojemais Araçatuba publicou matéria sobre o incômodo provocado a moradores nas imediações, por frequentadores do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que fica a poucas quadras de onde a faixa foi instalada.

Uma pessoa que falou com a reportagem informou que essas pessoas estavam acampando em uma área verde nas imediações do serviço e confirmou que estavam ocorrendo pequenos furtos nos comércios. Além disso, pessoas em situação de rua estariam abordando os moradores na entrada das residências.

Procurada novamente pela reportagem, essa pessoa informou que a situação teria melhorado após a publicação da matéria.

Em resposta ao questionamento feito com relação à faixa, a Prefeitura informou que houve uma ação com a Polícia Militar e Guarda após a publicação da matéria no início de maio, com abordagem a pessoas em situação de rua considerados em atitude suspeita.

“Eles foram revistados, o que inibiu que eles ficassem no local, principalmente portando algum tipo de arma branca”, informa a nota. Ainda de acordo com a administração municipal, ações como essa serão realizadas constantemente.

A Polícia Militar ainda não informou se foi registrado aumento na incidência de furtos nessa região da cidade após o início deste ano, quando cresceu a presença de pessoas em situação de rua nas imediações do Centro POP.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que em fevereiro de 2020, período pré-pandemia, foram realizados 109 atendimentos individualizados para orientações no serviço, número que saltou para 180 em fevereiro de 2021. Neste ano, foram 97 atendimentos realizados em fevereiro.
Fonte: Hojemais