Movimento de aviões no aeroporto de Araçatuba supera Bauru e Marília

a8 Avião Passaredo Pousando

O Aeroporto Dario Guarita, de Araçatuba, está passando por obras, que devem, terminar próximo mês. As melhorias estão sendo feitas principalmente nas pistas principal e auxiliar. O investimento do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) é da ordem de R$ 4,5 milhões. Com investimentos, o governo estadual quer valorizar o aeroporto, que deve ser privatizado ainda este ano. Entre os aeroportos administrados pelo Daesp, o de Araçatuba fica em quinto lugar, tanto em volume de passageiros como de voos regulares e não regulares (voo ou série de voos operados sem sujeição a normas governamentais sobre regularidade, continuidade e frequência).

No aeroporto araçatubense há dezenas de aviões de pequeno porte que operam em voos não regulares. Geralmente são empresários de diversos setores com interesses econômicos em outras cidades e até mesmo em outros estados. Em média, o aeroporto registra diariamente 30 operações de pouco de decolagem, o que o coloco entre os de maior movimento no Estado considerando apenas as unidades administradas pelo Daesp.

Ao longo de 2019, Araçatuba registrou 10.423 operações (pouso e decolagem) regulares e não regulares, ficando atrás apenas de Ribeirão Preto (34.9209), Sorocaba (28.324), São José do Rio Preto (20.429) e Presidente Prudente (12.988). Araçatuba fica à frente de Bauru (7.237) e Marília (5.644).

Com 115.671 passageiros no ano passado (voos regulares e não regulares), o Aeroporto de Araçatuba ficou atrás apenas de Ribeirão Preto, com 923.617, São José do Rio Preto com 816.016, Presidente Prudente., com 319.059 e Bauru (Arealva) com 137.149. Araçatuba fica à frente de Marília (73.756) e Sorocaba (43.627). No final de outubro do ano passado, Araçatuba recebeu mais duas empresas aéreas. A Voepass começou a operar no fim de outubro e a Gol, no inicio de dezembro. Isso proporcionou aumento de 77% no volume de passageiros em comparação com o ano de 2018.

Como se observa, o aeroporto de Sorocaba tem uma situação atípica. Fica em sexto lugar em movimento de passageiro e é o segundo em número de voos. Isso explica por ter poucos voos regulares (geralmente com muitos passageiros) e muitos voos não regulares (poucos passageiros). para exemplificar. em Sorocaba cada voo tem apenas 1,5 passageiro. Já em Araçatuba são 11 passageiros por voo