Neste domingo a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid é de 83,3%; limite para a Fase Laranja é de 80%

Os municípios pertencentes à área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba chegaram neste domingo (4) a 83,3% de taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid. Caso a Fase Emergencial do Plano São Paulo terminasse agora, a região permaneceria na Fase Vermelha, na qual apenas os serviços essenciais estão autorizados a funcionar.

Entretanto, se mantiver a tendência de queda, em breve a região poderá atingir a meta para entrar na Fase Laranja, que atualmente é de 70% a 80% de taxa de ocupação de leitos de UTI covid. No domingo passado, por exemplo, a regional de Araçatuba somava 91,7% de taxa de ocupação dos leitos de UTI, ou seja, a queda foi de 7,9 pontos percentuais em uma semana.

Como a Fase Emergencial tem previsão de terminar no próximo domingo (11), se a ocupação dos leitos de UTI continuar em queda, existe a possibilidade de na sexta-feira (9), quando deve ser anunciada a nova classificação do Plano São Paulo, a região de Araçatuba atingir o percentual mínimo para a Fase Laranja.

Vale lembrar que quando todo o Estado foi rebaixado para a Fase Vermelha do Plano São Paulo, o que aconteceu em 6 de março, a região de Araçatuba estava na Fase Amarela. Desde então, apenas os serviços essenciais podem funcionar.

Já na Fase Laranja, todos os setores da economia são autorizados a funcionar, apesar de a capacidade de ocupação ser reduzida 40% e o atendimento está limitado a no máximo 8 horas diárias. Os restaurantes, por exemplo, podem funcionar até as 20h, enquanto os bares ficam proibidos de realizar o atendimento preferencial.

Fonte: Hojemais