Ônibus urbanos atenderão em Araçatuba por 15 horas diárias a partir desta segunda-feira

Com expectativa de maior fluxo de pessoas na cidade com o aumento das atividades econômicas a partir desta segunda-feira, a TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) ampliou o seu tempo de funcionamento para 15 horas diárias de segunda à sexta-feira, com o objetivo de atender trabalhadores e consumidores do município. A ampliação do atendimento é válida já para esta segunda-feira, dia 24.

Até então, a empresa concessionária do transporte coletivo urbano de Araçatuba estava atuando em três períodos do dia, no início da manhã, horário do almoço e final da tarde, com intervalos entre esses períodos, por conta do menor fluxo de passageiros devido à pandemia e à diminuição do funcionamento do comércio.

Com a permissão de abertura de lojas, shoppings, bares, restaurantes, academias e salões de beleza por 8 horas, o fluxo do transporte coletivo foi ampliado e agora cobrirá um período de tempo que vai desde o final da madrugada até o início da noite nos dias úteis. Aos sábados, o funcionamento será do início da manhã até o meio da tarde.

A partir de hoje, o usuário do transporte coletivo urbano terá opções que vão desde às 5h50 até às 20h20. O trabalho começa a partir dos bairros às 10 para as 6 da manhã e se encerra no período noturno no trajeto contrário, saindo do Terminal Urbano, localizado no Centro da cidade, em direção aos bairros.

Serão 15 saídas dos bairros e outras 15 saídas do centro da cidade de cada linha de ônibus oferecida de segunda à sexta-feira.

Aos sábados, o horário de atendimento também se inicia Às 5h50 e vai até às 14h20. Serão 9 viagens no sentido bairro-centro e outras 9 no sentido centro-bairro, com encerramentos nos bairros às 14h50.

O transporte coletivo urbano de Araçatuba seguirá indisponível aos domingos e feriados como forma de incentivar o isolamento social nestes dias, mantendo um menor fluxo de pessoas no município.

Atualmente são 19 linhas de transporte coletivo em Araçatuba. A TUA atende ao público com uma frota de 40 ônibus.

Apesar da volta ao normal dos atendimentos, a TUA está em constante avaliação sobre fluxo de passageiros em cada uma das linhas, por conta disso nem todos os bairros serão atendidos em horário integral.

A linha 117 – Umuarama – Concórdia, por exemplo, atende ao público na ida e na volta do trabalho apenas. Entre 6h20 e 9h50 os ônibus deixam os bairros no sentido ao centro da cidade, e após este horário eles voltam a atender das 14h50 às 17h50, saindo do terminal urbano no centro para os bairros.

Outras linhas ainda não estão em funcionamento devido à baixa procura, como é o caso da linha 113 – Lago Azul / Icaray – Via Saudade.

A maior parte das linhas, porém, atuará no horário integral a partir de hoje. A linha 123 – Alvorada, uma das mais utilizadas pela população, terá seu funcionamento completo das 5h50 às 20h20.

A empresa de transporte público municipal orienta aos passageiros para que verifiquem os horários de funcionamento das linhas desejadas através do telefone (18) 3623-4554 ou pelo e-mail trafego@tuatransportes.com.br