Partida ficou 1 a 1 no tempo normal e, nas cobranças, o Verdão fez 4 a 3 diante do Tricolor; título serve como vingança por derrota recente para o rival e na final da Copa RS de 2017

No duelo de dois clubes que praticamente monopolizam os títulos das categorias de base do Brasil, o último time sub-20 a ser campeão no ano é o Palmeiras. Na final da Copa RS, neste domingo, após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Verdão derrotou o Tricolor por 4 a 3, nos pênaltis.

Papagaio abriu o placar para o clube alviverde, aos oito minutos do primeiro tempo, e Toró igualou para o Tricolor, aos cinco minutos da etapa final – ambos estarão com a Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20, no mês que vem. Nos pênaltis, pelo São Paulo, Danilo bateu por cima e Fasson parou em defesa de Gomez; Morato, Paulinho e Weverson converteram. No Palmeiras, Iago viu Thiago Couto rebate sua finalização; Papagaio, Lincon, Esteves e Patrick balançaram as redes.

O resultado serve como uma espécie de vingança para os palmeirenses. No mês passado, também nos pênaltis, o time perdeu do São Paulo, no Allianz Parque, a Supercopa do Brasil, dando ao Tricolor a vaga na Libertadores da categoria no ano que vem. Além disso, em 2017 o Choque-Rei terminou com título tricolor e gol nos acréscimos, em vitória por 4 a 3.

Desde quando a Copa RS perdeu a credencial de Campeonato Brasileiro sub-20, a partir de 2015, o São Paulo sempre chegou à final, sendo derrotado neste ano pela primeira vez – possui três títulos consecutivos na competição. Já o Palmeiras conquista o torneio pela primeira vez.