Verdão encara o Bahia no sábado, três dias antes da volta das quartas da Libertadores

Vivo nas três competições restantes de 2020 (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores), o Palmeiras se preocupa com o desgaste físico do elenco em um momento de decisão da temporada, principalmente nos torneios de mata-mata.

Para enfrentar o calendário de jogos importantes, a comissão técnica do Verdão pode adaptar a rotina de treinamentos e até poupar alguns atletas.

Em boa fase técnica, o time de Abel Ferreira teve uma queda de intensidade nos dois últimos jogos. Após o empate com o Libertad, na última terça-feira, pela Libertadores, o auxiliar João Martins e o zagueiro Gustavo Gómez alertaram para o cansaço da equipe.

Na Academia de Futebol, existe a possibilidade de ter um controle de carga diária de trabalho nas atividades, como já ocorreu em outras oportunidades. Atletas como Luiz Adriano e Rony, por exemplo, se ausentaram de algumas partidas após o Núcleo de Saúde e Performance identificar sobrecarga.

O primeiro, inclusive, sofreu uma lesão na coxa e está fora, assim como Patrick de Paula, que, segundo Abel Ferreira, já estava acima do limite, mas não deu tempo de tirá-lo antes de lesão na coxa.

Além dos atletas que se recuperaram recentemente de Covid e ainda estão em processo de recondicionamento, o Verdão enfrenta uma maratona de jogos. No sábado, o jogo será contra o Bahia, no Allianz Parque, pelo Brasileirão, três dias antes da volta contra o Libertad, terça, pela Libertadores.

Até o dia 9 de janeiro, só há programação de um período de uma semana sem jogos: a equipe palmeirense enfrenta o América-MG em Belo Horizonte, no dia 30 de dezembro, pela Copa do Brasil, e depois recebe o Corinthians no Allianz Parque, no dia 6 de janeiro, pelo Brasileirão.

Um exemplo de como o calendário pode ficar mais complicado é que a Conmebol agendou a semifinal da Libertadores para a mesma semana do Dérbi. Se passar pelo Libertad, o Verdão decidirá uma vaga na final do torneio sul-americano nas semanas dos dias 6 e 13 do primeiro mês de 2021.