Pelo menos 260 pessoas fizeram compras pela internet que seriam entregues pela suposta loja e não receberam a mercadoria

A Polícia Civil de Araçatuba (SP) deflagrou na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Clima Quente, para cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão contra acusados de integrar uma organização criminosa especializada no crime de estelionato.

A investigação teve início após terem sido registrados boletins de ocorrência por pelo menos 260 vítimas, inclusive de fora do Estado de São Paulo, que teriam feito compras de produtos em um site na internet por meio de marketplace, mas não receberam as mercadorias. Elas foram até onde seria a sede da empresa, na rua Do Fico, mas não havia loja.

Segundo a polícia, no site na internet eram oferecidos eletrodomésticos, principalmente aparelhos de ar-condicionado. As vítimas faziam a compra, pagando, predominantemente com Pix ou boleto bancário, mas não recebiam os produtos.

A reportagem se deparou com várias vítimas registrando boletim de ocorrência no mês passado e já tinha conhecimento da investigação, mas não havia publicado nada a respeito para não atrapalhar o trabalho da polícia.

A operação de hoje foi coordenada pelo 4º Distrito Policial, chefiado pelo delegado Marcel Basso, com apoio da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) e da CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Araçatuba.

Foram envolvidos 44 policiais civis e 11 viaturas nessa primeira etapa da operação, já que a investigação está na fase inicial. Cinco pessoas foram levadas para a delegacia para prestar esclarecimentos.

O objetivo é identificar demais envolvidos para viabilizar possível ressarcimento do prejuízo das vítimas.

Foram apreendidos 15 celulares, grande quantidade de cartões bancários, duas porções de maconha, três notebooks, dois CPUs de computador, um tablet, três máquinas de cartão de crédito, quatro relógios de luxo, duas pulseiras, aparentando ser ouro; três motos, dois carros e vários documentos.
Fonte: Hojemais