Prefeitura de Birigui vai inaugurar mais horta comunitária no Eurico Caetano

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, vai inaugurar no próximo sábado, dia 5 de outubro, sua 61ª horta comunitária.

A pedido do prefeito Cristiano Salmeirão, a meta é oferecer 70 hortas para os moradores de Birigui. O espaço, as sementes, a água e as orientações técnicas são oferecidos gratuitamente pelo governo municipal.

As hortas comunitárias são administradas pelos coordenadores Ronaldo Caramujo e Fábio Santana, servidores da Prefeitura de Birigui.

“O morador do bairro pode usar o canteiro e produzir legumes e hortaliças. Basta cuidar do espaço e manter a ordem entre os usuários”, explicou o coordenador Ronaldo Caramujo.

A venda de alimentos é proibida, porém os usuários podem trocá-los entre os moradores que utilizam os canteiros para plantio.

“Quem produz alface pode trocar com o morador que produz berinjela, por exemplo. A alimentação dos usuários das hortas é, geralmente, muito saudável”, disse o coordenador Fabinho Santana.

A horta comunitária do bairro Eurico Caetano foi instalada no final da rua Benedito Souza Guimarães. O local conta com 36 canteiros, ou seja, tem capacidade para atender 36 famílias. As famílias já foram cadastradas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A inauguração será sábado (5), às 9h, e contará com a presença do prefeito Cristiano Salmeirão e demais autoridades. As autoridades farão as entregas dos canteiros para os moradores do bairro.

NAS ESCOLAS 

Sabendo da importância da alimentação saudável e oferecendo a oportunidade dos alunos estarem em contato com a terra, várias unidade de ensino da Prefeitura de Birigui contam com hortas.

O projeto Horta nas Escolas visa incentivar o cultivo de hortaliças, além de oferecer alimentos saudáveis aos estudantes. O alimento produzido é oferecido na refeição dos alunos.

Atualmente 15 das 35 unidades de ensino da Prefeitura contam com hortas. Todos recebem cuidados dos alunos, com suporte de servidores das escolas.

INFORMAÇÕES

Moradores de Birigui e gestores de escolas e creches da Prefeitura Municipal que desejam instalar hortas devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que atende na rua Roberto Clark, 543, Centro. O telefone de contato é (18) 3644-9014