Prefeitura instala câmeras em entradas de Buritama

A cidade de Buritama tem investido no videomonitoramento em pontos estratégicos para tentar combater o crime e reforçar a segurança aos moradores. O sistema já funciona nos eventos, escolas e foi ampliado para as entradas e saídas da cidade. O primeiro local foi na rua Rubião Junior que liga ao município de Lourdes. O investimento foi concluído também na avenida Daniel Luiz Guerbas. O local foi revitalizado e contará ainda com um portal.

O município terá ainda o sistema ‘Detecta’, por meio do convênio assinado com o Governo de São Paulo. O programa contará com monitoramento de vídeo nas entradas e saídas que integra dados das polícias paulistas como os registros de ocorrências, cadastro de pessoas procuradas ou desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados ou clonados.

Segundo o coordenador do Centro de Processamento de Dados, Marcos Antônio Zanelli, as câmeras tornam-se um inibidor de infrações. “Todo investimento em monitoramento gera benefícios à população, pois além de trabalhar na educação, poderá contribuir para a segurança preventiva e investigativa”, comentou ao salientar que estão programadas novas instalações de câmeras pela cidade.

Para o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a meta é instalar novas câmeras pela cidade. O chefe do executivo comentou que o sistema ajuda a diminuir a criminalidade. “Esse sistema é uma forma de oferecer mais segurança para a população, por meio de tecnologia e inovação, é possível coibir crimes e vandalismo”, disse.

O prefeito acrescentou que o principal diferencial deste programa é a parceria com órgãos de segurança. “Já temos mais de 200 câmeras nas escolas e cerca de 50 em pontos estratégicos da cidade, com qualidade na definição, todo investimento é para inibir ações que possam prejudicar os moradores ou destruir o patrimônio público”, concluiu o prefeito Rodrigo.