Secretaria de Saúde informou que encaminhou ofício solicitando ao hospital a apresentação do plano de trabalho

A Prefeitura de Araçatuba (SP) anunciou nesta terça-feira (SP), que dispõe de R$ 1,9 milhão para repassar à direção da Santa Casa, para estruturar dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O hospital tem 25 leitos desse tipo, mas estão todos ocupados.

Desse total, R$ 1.100.000,00 foram devolvidos pela Câmara ao município, como parte do duodécimo, dinheiro que é repassado por lei anualmente pela administração municipal para custear as despesas do Legislativo. O restante será complementando com recursos próprios do município.

Na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, informou em entrevista à Rádio Nova Brasil que o Estado iria custear a manutenção dos dez leitos de UTI, que deveriam ser instalados na Santa Casa.

Entretanto, o hospital não dispõe dos materiais e equipamentos necessários para montar a nova ala, por isso, teria recorrido à Prefeitura.

Providências

Em nota enviada à imprensa, a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, argumenta que havia sido feita a proposta de o governo do Estado custear a locação de tais equipamentos.

Entretanto, de acordo com ela, a direção do hospital teve dificuldade em encontrá-los disponíveis no mercado, diante do aumento da demanda. Assim, a saída seria a aquisição dos equipamentos e materiais.

Ainda de acordo com o que foi informado, a secretaria encaminhou ofício à Santa Casa ainda nesta terça-feira, solicitando a apresentação do plano de trabalho. O documento pede inclusive, que seja informado quando esses novos leitos estarão disponíveis para serem colocados em uso, para que possa ser assinado o convênio com o município.
Fonte: Hojemais