Moradores do bairro São Conrado, em Birigui, afirmam que estão com problemas no abastecimento de água todos os dias em suas residências.

O industriário Enéas da Silva Ferraz, de 49 anos, conta que já faz anos que ocorre esse transtorno. “Faz tempo já que isso acontece, geralmente falta mais a noite e aos fins de semana, tem vez que são dois dias. Eu não sei o que acontece em Birigui, tem um poço aqui perto que se não me engano abastece mais de 30 bairros, sozinho, e esse lado da cidade é o que mais cresce. Já é normal então todos os dias a noite, umas 20h/21h a água acabae e só voltar no dia seguinte cedinho. Já andei vendo inclusive que o relógio continua girando e acho que consta que continuo consumindo. É sempre mesmo, há mais de anos, desde que fez o poço. Já reclamamos, mandamos sempre para a rádio também que estamos com o problema mas nada é resolvido”, comenta.

Ferraz conta também que por possuir em sua residência uma caixa d’água, sua família ainda tem uma saída para a situação. Entretanto, nem todos os moradores conseguem ter essa “solução”. Outros moradores que não quiseram se identificar informam que agora a rotina gira em torno do horário que acaba a água, por não possuírem a caixa d’água. Procuram fazer tudo o que precisam até as 20h e quando chega 22h e ainda tem um pouco de água comemoram. Os moradores afirmam que quando questionam o motivo do problema acontecer, recebem a resposta de que a bomba está com problema.

Outro lado

O Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Água e Esgoto da cidade, Marcos Antônio Albano, informa que a região do bairro São Conrado é abastecida pelo poço do Jardim Aeroporto, pertencente à concessionária Matéria que vende a água para Prefeitura. “ A autorização de extração de água é permitida apenas 20hs por dia para não prejudicar o poço. A concessionária faz a parada das 21hs a 1h da manhã do outro dia para começar a produzir novamente. Por volta das 6hs começa o abastecimento”, finaliza.

 

fonte: Folha da Região