Além do propor desconto no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para proprietários de imóveis com sistema de captação de águas de chuvas, o vereador Arlindo Araújo (PPS) protocolizou projeto que prevê desconto de 5% desse imposto para os donos de imóveis que fizerem o plantio e a manutenção de uma árvore. A propositura está em tramitação na Câmara de Araçatuba.

Segundo o projeto, caso a lei seja aprovada, ela beneficiará também os contribuintes que já possuem árvores plantadas em frente ao seu imóvel e que efetuam seu cuidado periódico. A proposta estabelece ainda que a espécie de árvore e o local de plantio deverão receber aprovação prévia da Prefeitura de Araçatuba.

Em sua justificativa, Arlindo disse que algumas ruas do município, como a Brasil, Marcílio Dias e Carlos Gomes, embora possuam alto tráfego e grande fluxo de pedestres, não têm árvores ao longo de seus passeios públicos. “Fato que além de mostrar um péssimo aspecto visual, também prejudica de alguma forma os que delas se utilizam”, afirmou o pepessista na proposta.

De acordo com o parlamentar, o projeto tem como finalidade incentivar o plantio de árvores nesses locais, o que deverá contribuir para amenizar os efeitos do clima quente da cidade e embelezar as vias. “Por outro lado, a existência de árvores além de oferecer um pouco mais de conforto para a população, ainda colaborará para as questões ambientais, muito discutidas nos dias atuais”, comentou Arlindo.