A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 757 testes para HIV e para sífilis na Campanha Fique Sabendo 2020.

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 757 testes para HIV e para sífilis na Campanha Fique Sabendo 2020.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Caio César Mafi Silva, os exames foram feitos em quem nunca fez o teste e possui vida sexualmente ativa, fez sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha ou o preservativo rompeu, se tem ou teve tuberculose e hepatites, se tem ou teve alguma IST, se compartilhou seringas e agulhas e se está grávida ou pretende engravidar.

“O diagnóstico precoce dessas doenças permite que o tratamento seja feito o mais rápido possível, trazendo a cura no caso da Sífilis e o controle da doença no caso dos pacientes com AIDS, promovendo maior qualidade de vida e impedindo a transmissão para outras pessoas”, disse Caio.

O tratamento para essas infecções sexualmente transmissíveis são garantidos pela rede de saúde municipal através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE).

O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais resaltou que os testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 15 à 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora.

As ações do Fique Sabendo começaram dia 30 de novembro e terminaram dia 4 de dezembro. Elas foram feitas em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades (Praça Gumercindo Paiva Castro, Centro, antigo pronto-socorro).

De acordo com coordenador Caio, foram 380 testes para HIV (com 1 caso positivo) e 377 para Sífilis (com 15 casos positivos).

Para obter mais informações sobre a campanha basta ligar para telefone (18) 3643-6262 ou procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.