A partir do período da tarde, podem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas isoladas; outono começa no sábado

O verão deverá se despedir no próximo sábado (20) debaixo de chuva em Araçatuba (SP). Essa é a previsão da meteorologia. Segundo o site Climatempo , o ar úmido predomina sobre o Brasil, formando nuvens carregadas sobre quase todos os Estados brasileiros e provocando pancadas de chuva.

Isso é consequência de uma área de baixa pressão atmosférica que se intensifica sobre o norte da Argentina. Ela deve ajudar a aumentar as áreas de instabilidade sobre o Sul e também em Mato Grosso do Sul.

Há previsão de chuva moderada com forte raios na maioria das áreas de São Paulo, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata mineira e no sul do estado do Rio de Janeiro, no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul.

O meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira, do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp de Bauru informa que nesta terça-feira (16) o sol prevalece em meio a poucas nuvens em grande parte de São Paulo pela manhã. A partir do período da tarde, podem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas isoladas em algumas regiões.

Porém, o tempo muda na quarta-feira, devido à aproximação do novo sistema frontal, que provoca aumento da nebulosidade e chuvas e trovoadas isoladas. “Na quinta-feira este sistema chega ao Estado, mantendo a condição de chuvas isoladas a qualquer hora do dia, inclusive na sexta-feira”, informa.

O Climatempo prevê 5 milímetros de chuva na quarta-feira em Araçatuba; 10 milímetros na quinta; e mais 10 na sexta-feira.
Fonte: Hojemais