Técnico diz quais são suas primeiras metas no Timão e projetou o Torneio da Flórida

Tiago Nunes, técnico do Corinthians — Foto: Bruno Cassucci

Tiago Nunes, técnico do Corinthians — Foto: Bruno Cassucci

Tiago Nunes sabe exatamente o que quer do Corinthians neste início de temporada.

Em seu quarto dia de trabalho no Timão, todos eles com bola, o novo treinador destacou a importância dos trabalhos que são feitos na pré-temporada. A ideia primordial é mudar o comportamento do time.

– Esse período inicial é de aprimoramento da parte física. Queremos um time altamente competitivo. Temos que aprimorar os comportamentos de competitividade, de pressão no portador da bola, de equilíbrio defensivo, ações que nos levem rapidamente ao gol adversário. Criar uma conexão entre os atletas para desenvolver um jogo de aproximação e um jogo técnico, que possa nos levar mais facilmente ao gol. São ações que tentaremos aprimorar – disse ele, ao site do “Torneio da Flórida”.

O Timão segue treinando no CT Joaquim Grava até sábado. No domingo, a delegação embarca para os Estados Unidos, onde faz duas partidas preparatórias nos dias 15 e 18.

– A pré-temporada é onde aplicamos as principais ideias e compartilhamos com os atletas qual é o planejamento e as ideias que vão nortear o trabalho. Esse primeiro momento é de transformação, de impacto, de mostrar ideias que serão desenvolvidas no decorrer da temporada. É o passo inicial. A partir daí, só os jogos e a própria temporada que vão nos mostrar o caminho a ser percorrido para entender qual será a identidade da equipe durante o ano.

O primeiro compromisso do Corinthians será contra o New York City, time norte-americano que disputa a Major League Soccer (MLS). Tiago Nunes espera por dificuldades.

– É uma escola que vem se desenvolvendo, investindo em jogadores com alta capacidade técnica e de história no futebol. A formação esportiva nos EUA, não só no futebol, é reconhecidamente muito qualificada. Nos esportes de maneira geral. Entendemos que será um grande adversário, um enfrentamento de ótimo nível. O New York City é uma equipe que, pela campanha que vem fazendo e fez na última temporada, merece todo o respeito e atenção, pois tem jogadores e comportamentos coletivos do mais alto nível internacional.