Trânsito instala piso tátil em faixas elevadas em Penápolis 

Em atendimento às leis de acessibilidade, a Secretaria Municipal Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana instalou piso tátil nas faixas elevadas para travessia de pedestres. A medida busca garantir a segurança de pessoas com deficiência visual.
Segundo explicou o secretário da pasta, Mauro Olympio dos Anjos, a instalação do piso atende a Resolução 738 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que entrou em vigor em setembro de 2018. “O projeto técnico para a instalação das faixas elevadas foi formulado antes dessa resolução e, portanto, não previa o piso tátil”, explicou.

“A instalação visa atender a esta resolução e facilitar a circulação de pessoas com deficiência visual. Mas para garantir a segurança de quem trafega nas faixas, é necessário que os motoristas e motociclistas respeitem a preferência do pedestre e parem o veículo permitindo a sua passagem. Um alerta aos motoristas é a proibição de estacionamento sobre a faixa”, alertou o secretário.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar o veículo sobre a faixa de pedestres, incluindo sobre as faixas elevadas, é uma infração grave, sujeita à multa no valor de R$195,23 e à remoção do veículo.
O pavimento tátil é uma faixa em alto relevo que fornece auxílio na locomoção de pessoas com deficiência visual, além de idosos. A instalação é feita na calçada, próxima ao meio-fio, e sinalizada com pintura amarela. “Este piso com relevo em formas circulares serve como uma alerta para o pedestre sobre a existência da faixa elevada”, destacou Mauro.

Semáforos
Também como uma forma de garantir a travessia segura, a Secretaria de Trânsito implantará um semáforo de pedestres na faixa elevada localizada na avenida Luis Osório, em frente ao Santuário São Francisco de Assis. A Secretaria de Trânsito ainda prevê a instalação de outros semáforos em cruzamentos, atendendo a um pedido da comunidade e estudos técnicos. A melhoria está em fase licitatória e a previsão é que a instalação ocorra nos próximos meses.