Unesp de Ilha Solteira registra chuva forte em Sud Mennucci e evapotranspiração alta em Pereira Barreto

A região Noroeste Paulista voltou a receber chuvas maiores que 10 mm neste mês. A informação é da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista na região.

O município de Sud Mennucci registrou um volume de chuva de 56,6 milímetros no dia 5 de novembro, ou seja, choveram 56 litros de água em uma área de um metro quadrado. No ano a chuva neste município já soma 685 mm, sendo que o histórico de 1275 mm para este município.

No mês de novembro eram esperados 174 mm, mas já acumulou 67,8 mm com a chuva na primeira semana de novembro, praticamente 40% do esperado para o mês. Também registrou chuva nos municípios de Marinópolis, Pereira Barreto e Paranapuã. Valores altos de temperatura do ar, condicionado com uma alta radiação e com uma umidade do ar média baixa, trazem o valor da evapotranspiração para valores superiores aos esperados de 4 a 6 mm/dia.

A evapotranspiração no mês de novembro está na média de 5,2 mm/dia. No dia 3 de novembro, a evapotranspiração chegou a registrar 7,6 mm em Pereira Barreto, na estação Santa Adélia seguida por 7,4 mm/dia em Itapura no dia 1 de novembro. Esse mês está sendo marcado por elevadas taxas de evapotranspiração, que associadas ao inicio das chuvas em alguns municípios como Sud Mennucci e Marinópolis exigem o funcionamento pleno dos sistemas de irrigação para a garantir o suprimento de água ao solo e plantas e as produtividades desejadas.